Via Appia Concessões anuncia a retomada das obras do Rodoanel Norte

Obras começam com seis meses de antecedência e devem gerar mais de 10 mil empregos

A Via Appia Concessões retomou nesta quinta-feira (25/04), as obras do trecho norte do Rodoanel Mario Covas (SP-021), marcando um novo capítulo no desenvolvimento viário da Região Metropolitana de São Paulo. Iniciadas com seis meses de antecedência em relação ao prazo estabelecido em contrato e com investimento estimado em R$ 2,5 bilhões, as obras devem gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução.

Para garantir o cumprimento dos prazos e a qualidade da execução das intervenções, as obras foram estrategicamente divididas em dois trechos: o primeiro entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025, e o segundo, da Fernão Dias até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, que deve ser concluído até setembro de 2026.

Nesta etapa, a mobilização das equipes começa pelo primeiro trecho, com a realização dos serviços de limpeza da faixa de domínio, drenagem, terraplenagem, pavimentação, abertura de acessos, além da construção e complementação de 4 viadutos que interligam a Dutra ao início do trecho norte do Rodoanel. As obras, que fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, serão fiscalizadas pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Veja como vai ficar o trecho 1:

“A retomada das obras representa não apenas um avanço crucial para a infraestrutura viária de São Paulo, mas também um compromisso renovado com a eficiência e a qualidade na entrega de projetos de grande escala. Estamos determinados a superar os desafios do passado e a entregar uma rodovia que traga benefícios para a população e o desenvolvimento econômico para a região”, afirma Brendon Ramos, presidente da Via Appia Concessões.

Sobre o Rodoanel Norte

Com 44 quilômetros de extensão, o Rodoanel Norte conectará a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em São Paulo, à Rodovia Presidente Dutra, em Arujá (SP), passando pelos municípios de Arujá, Guarulhos e São Paulo. O trajeto é fundamental para a conclusão do anel viário, que contornará toda a Região Metropolitana de São Paulo, ligando importantes rodovias e proporcionando uma alternativa que reduzirá os congestionamentos e o tráfego de veículos pesados nas marginais Tietê e Pinheiros.

Quando em operação, o trecho norte vai melhorar a infraestrutura viária e logística na Região Metropolitana, reduzindo o tempo das viagens e a poluição na cidade de São Paulo. Além disso, facilitará o acesso ao Porto de Santos, ampliando a capacidade de tráfego e o escoamento de produtos.

A Via Appia, por meio da concessionária Via SP Serra, será responsável por concluir as obras do Rodoanel Norte e pela operação e manutenção da rodovia por 31 anos.

O Rodoanel Norte em números:

  • 44 quilômetros de extensão
  • 3 a 4 faixas de rolamento (com acostamento)
  • 7 túneis duplos (extensão total de aproximadamente 11 km)
  • 107 Obras de Arte Especiais, incluindo pontes e viadutos
  • 4 Baias para cargas de produtos perigosos
  • 4 Baias para cargas especiais
  • 2 Bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU)
  • 20 passagens de fauna (sendo 6 na rodovia e mais 14 em estradas do entorno)
  • 2 balanças
  • 1 Centro de Controle de Operações (CCO)
  • 1 Posto da Polícia Militar Rodoviária

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